A Borgonha é caracterizada por vinhos elegantes e complexos, às vezes difíceis de se entender. Diferentemente do seu primo Bordeaux, apresenta vinhos mais sutis.
Uma vez em uma loja de vinhos na França, conversando com um vendedor, especializado em Borgonha, o mesmo me disse: “Gostar de Bordeaux é fácil, gostar de Borgonha é arte para iniciados”. Certamente ele tem alguma razão, mas sem desmerecer os maravilhosos Bordeaux.
Junto com Bordeaux, certamente são os vinhos franceses e provavelmente mundiais, mais desejados, alcançando, infelizmente preços às vezes também estratosféricos.
A Região da Borgonha é complexa e diversificada, e que apesar de apresentar maravilhosos vinhos brancos (ex. Chablis), é reconhecidamente o berço da temperamental tinta Pinot Noir.
Não conheço nenhum lugar do mundo que tenha alcançado a maestria na produção de tintos feitos a base de Pinot Noir, como a Borgonha.
Como em toda Borgonha, deve-se tomar muito cuidado ao escolher um vinho, pois a região apresenta desde maravilhas enológicas, até vinhos enganadores. Neste ponto Bordeaux torna-se mais fácil na escolha de bons vinhos, o que justifica a predileção de muitos por aquela região.
O vinho de hoje vem da sub região de Gevrey-Chambertin, situada na Côte d’Or, no coração da Borgonha.
Gevrey-Chambertin, 2006 – Domaine Trapet
13% álcool
100% Pinot Noir
Appelation Gevrey-Chambertin Contrôlée
Vinho etéreo de coloração vermelho granada, quase atijolado.
No nariz: Aromas de terra molhada, alcaçuz, couro, musgo e tabaco. Excelente persistência aromática.
Na boca: vinho macio, com álcool bem equilibrado, médio corpo, com taninos equilibrados.
Vinho muito bem feito e com bom custo benefício.
Custo: em torno de R$ 350,00.
Tags: Appelation Gevrey-Chambertin Contrôlée, Domaine Trapet, Gevrey-Chambertin
21/11/2014 às 12:13 pm |
Muito bom!
http://www.valdeirvieira.com/villaggio-lake-gardens/