Festas de final de ano, com Natal, Ano Novo e as inúmeras comemorações de trabalho, grupos de amigos da escola, futebol etc, além de nos trazer muitas alegrias, trazem embutido, também, um generoso aumento do números de calorias ingeridas.
Como a cada dia se bebe mais vinho, tanto nessas festas, como no próprio dia a dia, as pessoas passaram a se perguntar: Vinho engorda? Quantas calorias tem uma garrafa, ou taça de vinho
Você já deve ter notado que que as garrafas de vinho não trazem no rótulo, ou contrarrótulo, menção às informações nutricionais do vinho. Isso se deve ao vinho não ser considerada, pela legislação nacional, como um alimento e sim, uma mera bebida alcoólica.
Infelizmente, inobstante os inúmeros benefícios associados ao consumo moderado (eu disse moderado) de vinho, este possui sim calorias, até porque o único liquido que conheço, sem calorias, é a água.
Mas, chega de enrolação. Afinal, quantas calorias tem o vinho?
A resposta não é imediata. Está bem, vocês devem estar pensando: Ele acabou de falar que sem enrolação. A questão é que o vinho não é um refrigerante, ou um produto industrializado, e sim um organismo quase vivo.
Ainda que hoje em dia a mão humana, nas adegas, corrija inúmeras possíveis falhas na produção, o vinho continua sendo um produto da fermentação natural da uva.
Por este motivo o quantidade de calorias em um vinho pode variar, entre aproximadamente 110 e 300 (uma taça de aproximadamente 170 ml). Neste quesito, os brancos dão um banho nos tintos. Aliás, ainda vou entender como em um país quente como o Brasil, o consumo de tintos é da ordem de quase 90%!
Representando os vinhos menos calóricos temos os brancos, notadamente os Alvarinhos, Pinot Grigios, Verdejos, Pinot Blanc e os Vinhos Verdes brancos. Na outra extremidade, temos os vinhos doces e os vinhos de sobremesa, como Porto, Sauternes etc.
No meio do caminho, com algo entre, 150/175 calorias, encontramos a maioria dos tintos, muito apreciada pelos brasileiros.
Enfim, o consumo de vinho não está imune à ingestão de calorias, mas como o consumo do liquido de baco deve ser moderado, a ingestão de vinho não será a responsável pelos quilos a mais que você vier a adquirir.
Abaixo, segue uma tabela comparativa dos vinhos e suas respectivas taxas de calorias:
Tags: vinho e calorias, Vinho engorda?
17/11/2014 às 9:40 am |
Tomo meia garrafa de vinho tinto por dia.Tem alguma contra indicação? Não consigo viver sem ele. Dirce.
25/11/2014 às 10:18 pm |
A recomendação é em torno de uma taça por dia. O vinho diário pode fazer bem à saúde, mas não esqueça que ele tem álcool também.
19/07/2016 às 7:47 am |
Bom Dia.. como disse o snr. Gustavo “a recomendação é uma taça por dia” e eu digo “uma atras da outra” do santo vinho, lógico com moderação, a bebida dos deuses…..Fantástico líquido…..