Esporão Garrafeira 1999

Esporao GarrafeiraTendo em vista que alguns, bons, vinhos melhoram com o tempo, muitos são guardados na adega a espera do momento ideal de serem abertos.

Às vezes é difícil acertar a época correta deste momento, seja por razões técnicas para a escolha da data, seja por falta de paciência em aguardar alguns anos.

Tinha esse Esporão Garrafeira, safra 1999, guardado na adega há anos. Na verdade por muitas vezes olhava para ele e desistia, escolhendo outro vinho, não por querer deixá-lo mais tempo a esperar, mas porque, admito, acreditava que seu tempo já tinha passado.

Assim como a guarda ajuda alguns vinhos, se a espera for demasiada, o único “benefício” alcançado será a morte do vinho.

Ontem a noite, de forma despretensiosa, abri a adega pensando em degustar algum vinho português, de preferência alentejano. Passando a vista pelas prateleiras dos portugueses, deparei-me novamente com o Esporão Garrafeira 1999. Cara a cara, olho no olho ele me chamou!

Era a hora da prova, e posso afirmar que nosso amigo não me decepcionou. Os anos de guarda só fizerem bem ao cavalheiro alentejano.

Vamos ao vinho

A linha Garrafeira da Herdade do Esporão atualmente é comercializada com o nome de Private Selection. O vinho faz parte do projeto de modernização feita pela vinícola, a partir de 1995.

A empresa passou a usar uma nova nova adega, com lagares específicos para pequenos volumes, o que demonstra mais cuidado com a qualidade que com a quantidade.

O Garrafeira 1999 foi vinificado a partir das castas Aragonês e Alicante Bouschet, não incluindo a Syrah, que hoje em dia faz parte do Private Selection.

O vinho estagiou 18 meses em barricas e carvalho francês de primeiro uso e, após, mais 18 meses em garrafa, até ser comercializado.

Prova:

Os seus quase 14 anos vieram devidamente marcados pela cor atijolada, apresentando-se límpido e sem reflexo.

No nariz apresentou-se etéreo, como não poderia deixar de ser. Notas de couro, caça, pimenta do reino e um leve tostado. Muito agradável.

Na boca se mostrou equilibrado, macio, com bom corpo. Taninos redondos e aveludados. Intenso e ainda persistente. Belo final de boca.

Enfim, o Esporão Garrafeira 1999 mostrou seu poder de guarda, demonstrando boa longevidade.

Pena ser quase impossível achar outra garrafa a venda. De toda forma, fica a dica para a linha Esporão Private Selection (nova designação).

 

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: