Hartenberg Cabernet Sauvignon / Shiraz – 2005
O vinho em questão é um belo exemplo da moderna vinicultura da África do Sul, mais especificamente da região de Stellenbosch, uma das mais afamadas daquele país e terra de excelentes vinhos.
Como não podia deixar de ser, o Hartenberg Cabernet Sauvignon / Shiraz é o típico vinho do Novo Mundo, que agrada com facilidade a maioria das pessoas.
Com um corte de Cabernet Sauvignon e Shiraz, levando ainda pequena parcela de merlot, ainda que não especificado no rótulo, o vinho mostra-se extremamente agradável.
O vinho é da safra de 2005, tendo passado por barris de carvalho, por 12 meses.
14% de álcool.
Vamos a análise do vinho:
No visual um vermelho rubi, com reflexos granada.
No nariz predominam notas de frutas vermelhas bem maduras, e já algumas frutas secas, como ameixa – o vinho é de 2005 -, além de um toque de baunilha (marcante) e pimenta do reino.
Na boca é muito agradável. Seco, sápido, macio, com médio corpo e taninos presentes e muito bem domesticados, com boa persistência. Vinho harmônico e bem equilibrado, com os 14% de álcool devidamente seguros pela acidez correta e bons taninos.
Para quem quiser degustar um vinho do Novo Mundo, sem aquela pegada exagerada de fruta/álcool/madeira, tem no Hartenberg Cabernet Sauvignon / Shiraz uma ótima opção.
Tags: África do Sul, Cabernet Sauvignon / Shiraz, Hartenberg, Stellenbosch
29/01/2013 às 6:58 pm |
Excelente vinho e bela descrição. Considero esse vinho um dos melhores custo-benefício à disposição no mercado. Eu costumo decantá-lo por 1 hora no mínimo, pois me parece ajudar o vinho e o bebedor. Vamos combinar uma (de)Gusta vinho qq dia desses. Abraço Castilho
30/01/2013 às 4:30 pm |
Esse foi degustado sem decantar. Realmente não precisou, pois de cara já mostrava suas características com facilidade.
Você já degustou outras safras, além da 2005?
09/12/2014 às 7:36 am |
visit this site
Hartenberg Cabernet Sauvignon / Shiraz – 2005 | Gusta_Vinho Blog
13/05/2015 às 4:14 pm |
Adorei as explicações sobre vinhos…mas alguns só fazendo uma poupança. abraços
28/07/2015 às 9:44 pm |
Que bom que gostou. Sempre busco indicar vinhos com bom custo benefício.