JUSTIÇA COM O VINHO VERDE

Por mais exótico que possa parecer, ainda hoje nos deparamos com a pergunta? Gosta de Vinho Verde ou prefere Vinho Maduro?

Hoje estamos a falar do Vinho Verde, patrimônio de Portugal.

Para início de conversa, não existe vinho verde ou maduro! Todo vinho é produzido com uvas maduras, e com o chamando Vinho Verde não é diferente.

A denominação Vinho Verde decorre tão somente da Região onde o mesmo é produzido, a Região dos Vinhos Verdes, uma DOC (Denominação de Origem Controlada). Assim como existe o Douro, Alentejo, Bairrada em Portugal, ou mesmo Bordeaux e Borgonha na França, existe a Região dos Vinhos Verdes.

O termo “Verde” não é um contraponto de maduro, como se fosse uma fruta, sendo simplesmente uma referência à exuberância do Minho, no norte de Portugal, região mais verdejante e de maior índice pluviométrico daquele país, onde se encontra a Região dos Vinhos Verdes.

Como em qualquer região de Portugal, a Região dos Vinhos Verdes produz brancos, tintos, roses e espumantes. Os vinhos mais associados a esta região demarcada são os brancos, devido a acidez pronunciada, que traz enorme refrescância ao vinho. Essa acidez, muito provavelmente, decorre do  já citado alto índice pluviométrico da região.

Entretanto, como se disse,  nem só de brancos vive a região. Há tintos muito interessantes, que merecem ser experimentados. Em todos eles, brancos ou tintos, a acidez e o frescor são características marcantes.

Enfim, os Vinhos Verdes são vinhos de muita personalidade, com estilo único e diferenciado, tão “maduros” quanto qualquer outro vinho.

Gusta_Vinho

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “JUSTIÇA COM O VINHO VERDE”

  1. Alexandre Takei Says:

    Muito bom o post, a título de esclarecimento. Vejo muita gente falando mil coisas sobre a origem do termo “Vinho Verde”.

    Ademais, é uma região que me agrada muito, tanto com os vinhos de assemblagem mais simples, cheios de frescor e para serem bebidos jovens, quanto os alvarinhos, que revelam mais complexidade com o tempo.

    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: