Gusta_Vinho
Pesquisas atuais demonstram que o consumo do Vinho do Porto aumenta a cada ano, um acréscimo de quase 6%, o que significa uma venda total de 4 milhões de caixas do precioso Vinho do Porto.
Os dados são do Instituto dos Vinhos do Douro e Porton (IVDP), de Portugal.
Não custa lembrar que Vinho do Porto é um vinho fortificado feito apenas na Região Demarcada do Douro, em Portugal, e apenas com as uvas desta região. Ou seja, não existe Vinho do Porto feito em outro país, assim como Champagne só é feito na região de mesmo nome na França.
O Vinho do Porto é divido em algumas categorias, e as principais são:
– Ruby: Vinho que fica pouco tempo em contato com a madeira, conservando assim suas características iniciais. Apresentem coloração mais escura, daí o o termo “rubí”. O armoma mais frutado é uma característica marcante.
– Tawny: Aqui o vinho envelhece de 2 a 3 anos em madeira Esse tempo de contato garante ao Tawny maior oxidação, gerando caraterísticas de vinhos mais envelhecidos. A cor, devido à oxidação, perde força e o vinho aparente coloração menos escura, mais para o âmbar. Os aromas aqui são mais para frutos secos, como por exemplo amêndoas.
O mundo dos Portos vai além de Tawny e Rubi. Existem as categorias especias, que são a nobreza do Porto:
– LBV: LBV é a sigla e Late Bottled Vintage. São Portos feitos de uma só colheita (ao contrário dos comuns) que seja muito boa. O vinho, antes de ser engarrafado, permanece de 4 a 6 anos em balseiros de madeira, adquirindo complexidade. Após engarrafado pode ser consumido de imediato, vez que o tempo de envelhecimento em garrafa será de pouca valia.
– Vintage: Aqui está éden dos Vinhos do Porto. Assim como o LBV, o Vintage é produzido com uvas de uma só colheita. Entretanto, ao contrário do seu primo mais simples, só é concebido quando a vinícola obtém uma safra de uvas excepcional. Ou seja, não há Vintage todo ano.
O Vintage, após feito deve permanecer no mínimo 3 anos engarrafado antes de ser degustado. Aqui, o tempo em garrafa é muito apreciado, conferindo ao Vintage maior complexidade. Um Vintage dura décadas em garrafa.
MOMENTO DE DEGUSTAR
Muitas pessoas me perguntam: Beber o Porto, antes ou após a refeição?
Os ingleses, maior público consumido de Vinho do Porto, têm o hábito de beber Porto após as refeições. Os portugueses, criadores do preciso líquido, bebem como aperitivo antes e/ou após as refeições.
O Porto, por ser um vinho naturalmente doce, deve ser evitado antes das refeições. Se assim for, prefira um Porto Branco seco.
Uma dica: Se for um Ruby, ou um Tawny, você pode degustá-lo antes da refeição. Sendo um LBV ou um Vintage, aproveite-o após a refeição, fechando-a com chave de ouro.
29/07/2010 às 10:04 am |
adoro vinhos cecos,quero receber todos os tipos de informaçoes sobre vinhos se ele engoda,ou se beber muinto dar barriga……..
29/07/2010 às 12:06 pm |
Prezada Evania,
Sua sugestão é muito interessante e está anotada para, em breve, ser resenhada aqui.
Abs.