A UVA TANNAT

A uva Tannat é originária do sul da França, mais especificamente das regiões de Madiran e Cahors.

Na França a Tannat é, geralmente utilizada em corte, ou seja com mais de uma uva, notadamente em conjunto com a Merlot, que confere maior maciez à rústica Tannat.

Como o próprio nome já nos leva a perceber a Tannat é muito rica em taninos, o que a leva produzir vinhos adistringentes, mas muito estruturados. O vinho varietal (de uma só uva) feito com a Tannat é geralmente ácido e nervoso, necessitando de tempo para ser “domado”.

A Tannat, definitivamente, não é uma uva para iniciantes. Entretanto, por produzir vinhos com elevada acidez, combinada com sua preciosa estrutura é muito apreciada por quem realmente entende de vinhos.

Os vinhos feitos com a Tannat fogem ao padrão “vinho geleia”, aquele vinho que mais parece uma compota de tão adocicados e sem acidez. Esse padrão de vinho (geleia) internacionalizou-se, e infelizmente tem afastado os neófitos de muitos vinhos de qualidade, que fogem a esse padrão.

No novo mundo, a Tannat tornou-se emblemática no Uruguai, onde é a principal vinífera cultivada, local onde consegue demonstrar uma personalidade única e muito apreciada no mundo do vinho, exatamente por fugir do padrão comum (geleia).

Pesquisa da PUC/RS afirma que Tannat apresenta o maior índice de resveratrol, antioxidadente que é responsável por combater os radicais livres e evitar doenças cardiovasculares, além evitar doenças ligadas ao envelhecimento, como Parkinson e Alzheimer.

Enfim, saia da mesmice. Abra um Tannat e descubra o que o mundo pode lhe apresentar.

Gusta_Vinho

Anúncios

2 Respostas to “A UVA TANNAT”

  1. JONAS PACHECO Says:

    Deu vontade de conhecer!!!

  2. Gustavo Silveira - gustavogsilveira@hotmail.com Says:

    Experimente, não irá se decepcionar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: