Mente vazia, oficina do diabo.
Todos já devem ter ouvido falar em presos que trabalham em presidios, enquanto cumprem suas penas. São tarefas simples como artesanato, confecção e similares, muitas vezes com rendimento auferido pelo mesmo.
Agora, e se eu dissesse que há um presidio onde seus “ocupantes” produzem vinho? E de forma legal é claro!
Este lugar existe e fica em Portugal, mais precisamente na região de Setubal. Trata-se do estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.
Conta a história que o local do presídio pertenceu a um falsário, que teve suas terras confiscadas pelo governo. São 1.600 hectares, com 12 hectares à disposição dos “vinheteiros”.
O local é gerenciado por um ex guarda prisional e atualmente engenheiro. De resto não há mais nada que lembre tecnologia, todos os outros trabalhadores são presidiários cumprindo pena.
A produção iniciou-se na década de 1960 e era basicamente para consumo interno (soa até engraçado pensar em um tempo em que isso era permitido).
A coisa não é bagunçada não, na década de 1980 boa parte do vinhedo foi replantada respeitando-se as castas originais, visando manter a qualidade do vinho.
As castas cultivadas no inesperado vinhedo são as tintas Castelão, Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon. As brancas, em menor proporção são o Arinto, Fernão Pires e Rabo de Ovelha (as castas portuguesas realmente possuem nomes muitos diferentes).
Verba ali é artigo de luxo. A colheita das uvas é feita totalmente de forma manual, com a fermentação feita sem controle de temperatura. A rotulagem é feita usando-se os dedos mesmo, e não há barricas suficientes para manter o vinho estagiando, assim este vai logo para a garrafa e venda.
Por falar em venda todos os vinhos ali produzidos são vendidos em uma loja no próprio presídio, por preços entre 3€ e 6€.
Gusta_Vinho
Tags: Pinheiro da cruz, presidio, Setubal
07/06/2010 às 11:44 am |
Valeu Gustavinho!
Adorei o blog, pode ter certeza de que eu e o Rodrigo estaremos sempre por aqui aprendendo com vc!! E qdo tivermos alguma contribuição a fazer agente avisa…
Ah, a foto da modelo profissional no Tahiti ficou um espetáculo!
Bjs
Tatiana
07/06/2010 às 1:02 pm |
Que bom que gostaram. Se tiverem alguma ideia, crítica ou sugestão, é só avisar.
Abs
01/05/2012 às 12:29 pm |
[…] (Relembre aqui: https://gustavinho.net/2010/04/29/vinhedo-em-presidio). […]