Um Novo “Barca Velha”?

Todos os países, grandes produtores de vinhos, possuem seus vinhos emblemáticos, lendários até.

Portugal, com sua tradição multi secular possui alguns, podendo-se citar o Pera Manca, vários vinhos do porto e o mítico Barca Velha. Barca Velha não é um  vinho produzido todos os anos, apenas em anos cuja colheita e vinificação sejam considerados excepcionais.

Ocorre que o vinhedo que há décadas era usado para plantar as uvas que dariam ou não um Barca Velha, agora é utilizado para outro grande vinho da mesma família que também faz parte do grupo que produz o Barca Velha, o Quinta do Vale Meão.

Este vinho vem recebendo notas altíssimas a cada ano, chegando a receber 97 pontos do Robert Parker,  tendo seu preço, infelizmente, acompanhado a evolução das notas.

Para muitos, como eu, o Quinta do Vale Meão já bate o Barca Velha. Em recente degustação às cegas, da qual participei, e na qual estavam presentes um Barca Velha, um Quinta do Vale Meão, e outros dois grandes vinhos (da Espanha), foi unânime a preferência pelo segundo.

O Barca Velha continua com seu lugar reservado na adega de qualquer apreciador de vinhos, mas certamente o Quinta do Vale Meão já faz parte do rol dos grandes vinhos portugueses.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: