O Canadá, país onde o consumo de cerveja é feito em larga escala (68,3 litros per capta – Brasil 55,7 litros per capta), acusou um aumento expressivo no consumo de vinho.
Na última década o consumo de cerveja caiu cerca de 28%, e no mesmo período o consumo de vinho cresceu a proporções parecidas. Muito provavelmente o canadense está trocando, ainda que aos poucos, a cerveja pelo vinho.
País mais conhecido pelos vinhos de sobremesa, mais notadamente seu delicioso Ice Wine, um vinho naturalmente doce feito de uvas congeladas, o Canadá registra seu aumento no consumo de vinhos, através dos vinhos tintos cada vez mais consumidos naquele país.
Um detalhe importante: O canadense consome mais vinho nacional, ainda que sem reconhecimento internacional, que importado.
Gusta_Vinho
06/05/2010 às 12:58 am |
oi Gustavo,
muito interessante os artigos, gostei demais. esse Ice Wine parece mesmo delicioso. é encontrado aqui no Brasil? temos marcas de vinhos brasileiras?
grande abraço!!
06/05/2010 às 10:48 pm |
Aparecida, infelizmente não temos um Ice Wine, tendo em vista que precisaríamos de temperatura muito baixas, para congelar as uvas.
Entretanto, recentemente a Vinícola Pericó, de São Joaquim (RS), aproveitando um inverno muito rigoroso, consegui produzir pela primeira vez um “Ice Wine” brasileiro.
O vinho ainda não foi lançado ao mercado, e nada garante que haverá outra safra tão cedo.
Bjs